Monday, October 23, 2006

 

QUAL A QUESTÃO?

Depois de cuidadosa leitura e reflexão sobre o texto proposto, me paresse que fica mais claro que o modelo de relacionamento entre professor X aluno, ensino X aprendizagem, precisa evoluir. O sistema de escola tradicional, de tempos passados era tido como eficiente e se sustentava, porém, com a grande quantidade de novas informações, novos tipos de conhecimentos, novas áreas de pesquisas e estudos, esse sistema já não é suficiente e caresse de um processo de roformulação e readequação que podemos chamar de interdiciplinaridade. Esse processo já existe e não é novo, mas é pouco praticado verdadeiramente. Necesssitamos de uma interação maior entre as ambições de conhecimento por parte do aluno, e aquilo que o Sistema de Educaçõa representado polo professor e pela escola se propõen e estão capacitados a ofererecer. Com outras palavras, usar a energia já naturalmente concentrada no aluno e direciona-lá na direção em que o Sistema considera mais rentável. Por exemplo, na hipótese do aluno ter curiosidade dsobre esportes, como leva-lo a despertar interesse também sobre Quìmica, ou Fisíca? Penso que estreitando o relacionamento entre os dois pontos, procurando encontrar pontos em comuns entre eles, situações em que as duas atividades se complementem e se completem.
Invetigar por exemplo como de dá a velocidade de uma bola? Como ela acontesse? Porque essa velocidade perde sua força? Verificar a relação de atrito? Na Quimíca, ompreparo do material, para a confecção do equipamento , a melhor qualidade do produto, e por consequencia o melhor desempenho e melhor rentabilidade.
Enfim, a motivação por meio de questionamento instigantes que levem o aluno a procurar com muito mais afinco suas respostas, e nessa busca, ele vai construir seu conhecimento embasado em seus conhecimentos já existentes, que pode ser um conhecimento não científico, mas de qualquer forma é um conhecimento, e que então será embasado em fontes científicas.
O transito intelectual por diferentes áreas do conhecimento, com objetivos bem definidos, apartir conhecimento próprio do aluno, e de preferência com manipulaçõa de instrumentos, proporciona curiosidade, interação e aumento de conhecimento melhorando a aceitação de temas menos aceitos e de menos conhecimentos.

Comments:
Nereu, precisamos fazer a segunda versão do Mapa Conceitual.Vamos tentar deixá-lo mais explicito,me parece que o atual está um pouco solto.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?